Buscar
  • Ibbn

VIGIEM E OREM

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 20/01/2021

Finalmente, depois de muita expectativa, a vacina chegou e brasileiros já estão sendo vacinados. Chamo a atenção para dois fatores: primeiro, ainda não se tem vacina para todos. Segundo, ser vacinado não significa que o corpo está imediatamente imune ao novo coronavírus, pois leva dias para que o organismo produza os anticorpos e depois, necessita, ainda, tomar uma dose de reforço. É preciso, portanto, que após ser vacinada, a pessoa continue a usar as máscaras, higienizar a mãos e mantenha distanciamento social. O efeito da vacina não é imediato e o novo coronavírus continua ao nosso redor. Portanto, durante um bom tempo, vamos continuar com os protocolos de segurança, mas após a vacina, com mais tranquilidade, porém vigilantes.


Esse fato me faz lembrar de um dos ensinos de Jesus. Este que ele proferiu lá no Jardim do Getsêmani, antes de sua morte, que diz assim: “Vigiem e orem para que não cedam à tentação, pois o espírito está disposto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:41). Jesus estava prestes a ser crucificado e precisava conversar com Deus em oração e buscar forças, pois como humano, sabia que a carne era fraca e ele não poderia falhar. Então, pediu aos seus discípulos que ficassem de vigia para verem quando seus inimigos chegariam.


Este alerta de Jesus, também, nos chama a atenção sobre o vírus do pecado que está livre e pronto a agir em nós, trazendo consequências terríveis para nossas vidas e para os grupos sociais em que estamos inseridos. Precisamos fortalecer nosso espírito para não darmos lugar ao vírus do pecado, mesmos sendo vacinados com o sangue derramado de Jesus, assim como precisamos continuar nos protegendo contra este novo vírus e outros tantos que circulam nos ambientes e podem trazer danos a nós e ao próximo. Por isso, o alerta de Jesus, é muito amplo: “Vigiem e orem para que não cedam à tentação, pois o espírito está disposto, mas a carne é fraca”. Então, fique em alerta.