top of page

QUANDO COISAS RUINS ACONTECEM CONOSCO

  • Foto do escritor: Ibbn
    Ibbn
  • 20 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 20/05/2020

A história de José do Egito nos ajuda a entender um pouco sobre a questão das coisas ruins que acontecem conosco e os planos de Deus.


José, por suas visões de grandeza, desde cedo provocou o desprezo dos seus irmãos, até chegar ao ponto de planejarem matá-lo. Por interferência do irmão mais velho, Ruben, foi salvo da morte, mas não de ser vendido como escravo ao Egito. Como escravo, serviu na casa do capitão da guarda do palácio. Usando suas habilidades como bom administrador, conquistou a graça do seu senhor, mas a esposa dele o acusou, falsamente, de tentativa de estupro e, por isso,  José foi colocado na prisão por alguns anos. Durante esse período, ele ganhou a confiança do carcereiro, ajudando-o na administração da prisão e, também, ali construiu relacionamentos que o ajudaram, mais tarde, a ser indicado para interpretar um sonho de Faraó, o qual coloca-o como administrador do Egito, abaixo apenas dele.


Uma história que começou mal e terminou bem, mas que traz o sofrimento de um ser humano.


Tenho dificuldades em ver um Deus provocando sofrimento, principalmente, em pessoas inocentes. Não sei explicar, mas uma coisa não posso deixar de acreditar: a soberania de Deus sobre todas as coisas. Para mim, isso é um paradoxo, duas verdades que se contrapõem. Como disse, não sei explicar, mas creio  “que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com seu propósito." (Romanos 8:28)


Foi essa, também, a leitura que José fez de sua história, vinte anos depois, quando trouxe seu pai e seus irmãos para viverem com ele no Egito, salvando-os da fome que assolava a região onde moravam. Ele disse para seus irmãos:

'É verdade que vocês planejaram aquela maldade contra mim, mas Deus mudou o mal em bem para fazer o que hoje estamos vendo, isto é, salvar a vida de muita gente. ' (Gênesis 50:20)

Esta pandemia está trazendo grandes sofrimentos, por isso a questão agora não é buscar culpados, se Deus ou homens, mas, como cristãos, termos a certeza de que Deus é soberano e fará com que tudo isso contribua para que os seres humanos se tornem melhores. 

Posts recentes

Ver tudo
UM POVO QUE SERVE EM AMOR

Nesta segunda edição do Jornal Boas Novas, convido a comunidade a ler e ficar por dentro de tudo o que aconteceu no mês de junho/2024 na...

 
 
 
IBBN – Uma igreja dinâmica

A Igreja Batista Boas Novas tem o prazer de apresentar a primeira edição do Jornal Boas Novas, criado com o objetivo de dar visibilidade às

 
 

Comments


bottom of page