Buscar
  • Ibbn

“POR QUE” E “PARA QUE” DA IGREJA?

Por Pr. Carlos Henrique

Antes de respondermos a estas perguntas é bom conceituarmos os termos. “Por que” introduz uma pergunta nos remetendo à causa e “para que” nos remete à finalidade. Sendo assim, vamos ver o “porquê” e “para que” Jesus instituiu a igreja.


Uma questão que precisa ser colocada aqui, em primeiro lugar, é que a igreja não salva, quem salva é Jesus. A Bíblia deixa bem claro isto: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4.12), se referindo a Jesus. Podemos dizer que o “porquê” da igreja é o amor de Deus para com os homens: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). Jesus deixou bem transparente a sua missão neste mundo: “... o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” (Lucas 19.9-10). A igreja é o ajuntamento dos que estão sendo salvos por Jesus: “... E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos” (Atos 2.47). Juntos, formam a igreja de Jesus Cristo. O apóstolo Paulo chama de corpo de Cristo: “Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo” (1 Coríntios 12.27). Como corpo, um ajuda o outro, inclusive para cumprir a missão recebida. A igreja recebeu uma missão de Jesus, ou seja, o “para que”. Na véspera do sacrifício de Jesus na cruz, orando ao Pai, Ele disse: “Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo” (João 17.18).


As últimas orientações dEle, antes da ascensão, foram estas: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28.19-20). Jesus deixa bem claro que cada discípulo dele, após receber a salvação como presente, tem como missão fazer novos discípulos. Como a igreja é o ajuntamento dos discípulos, ela tem como missão, ou seja, ela existe para fazer novos discípulos de Jesus, indo, batizando e ensinando. Sendo assim, a igreja pode organizar lindos cultos, pode desenvolver intensas atividades de ação social, pode promover treinamentos, oferecer cursos, etc,. mas se não fizer novos discípulos e tiver isso como meta, falhou em sua missão. Concluiu-se que o “porquê” da igreja é o grande amor de Deus para com os seres humanos, uma vez que os reúne como seu corpo, para que, um ajudando o outro, possam, então, cumprir o “para que” da igreja: fazer novos discípulos de Jesus. Essa é a missão da igreja e, sendo assim, é, também, a missão de cada membro.

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

CONSELHOS BÍBLICOS PARA A SEMANA

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 10/05/2021 Estamos iniciando mais uma semana de trabalho. Deixo com vocês esta mensagem da Bíblia, a Palavra de Deus. O texto recomenda a vivermos em paz

É BOM TER UM DEUS ASSIM

O profeta Naum teve sua profecia focada na cidade de Nínive. Era a capital da Assíria, império que levou cativas as dez tribos de Israel. El

NÃO ESTAMOS SOZINHOS

Nós não estamos sozinhos. Antes de Jesus voltar aos céus, ele prometeu aos seus discípulos, e aqui nos incluímos, que não os deixaria sozinh