Buscar
  • Ibbn

“POR QUE” E “PARA QUE” DA IGREJA?

Por Pr. Carlos Henrique

Antes de respondermos a estas perguntas é bom conceituarmos os termos. “Por que” introduz uma pergunta nos remetendo à causa e “para que” nos remete à finalidade. Sendo assim, vamos ver o “porquê” e “para que” Jesus instituiu a igreja.


Uma questão que precisa ser colocada aqui, em primeiro lugar, é que a igreja não salva, quem salva é Jesus. A Bíblia deixa bem claro isto: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4.12), se referindo a Jesus. Podemos dizer que o “porquê” da igreja é o amor de Deus para com os homens: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). Jesus deixou bem transparente a sua missão neste mundo: “... o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” (Lucas 19.9-10). A igreja é o ajuntamento dos que estão sendo salvos por Jesus: “... E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos” (Atos 2.47). Juntos, formam a igreja de Jesus Cristo. O apóstolo Paulo chama de corpo de Cristo: “Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo” (1 Coríntios 12.27). Como corpo, um ajuda o outro, inclusive para cumprir a missão recebida. A igreja recebeu uma missão de Jesus, ou seja, o “para que”. Na véspera do sacrifício de Jesus na cruz, orando ao Pai, Ele disse: “Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo” (João 17.18).


As últimas orientações dEle, antes da ascensão, foram estas: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28.19-20). Jesus deixa bem claro que cada discípulo dele, após receber a salvação como presente, tem como missão fazer novos discípulos. Como a igreja é o ajuntamento dos discípulos, ela tem como missão, ou seja, ela existe para fazer novos discípulos de Jesus, indo, batizando e ensinando. Sendo assim, a igreja pode organizar lindos cultos, pode desenvolver intensas atividades de ação social, pode promover treinamentos, oferecer cursos, etc,. mas se não fizer novos discípulos e tiver isso como meta, falhou em sua missão. Concluiu-se que o “porquê” da igreja é o grande amor de Deus para com os seres humanos, uma vez que os reúne como seu corpo, para que, um ajudando o outro, possam, então, cumprir o “para que” da igreja: fazer novos discípulos de Jesus. Essa é a missão da igreja e, sendo assim, é, também, a missão de cada membro.

2 visualizações
LOGO MIN BRA.png
Logo1 NOME.png

IGREJA BATISTA BOAS NOVAS

Av. Fernando Correa da Costa, 3155

Boa Esperança, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

tel. (65) 3628 2130

email: ibbn@ibbn.com.br

© 2019 IGREJA BATISTA BOAS NOVAS - Min. Comunicação