top of page
Buscar
  • Foto do escritorIbbn

OS BENEFÍCIOS DE PARTICIPAR DA IGREJA

Atualizado: 2 de abr. de 2020

Por Pr. Carlos Ribeiro

A Bíblia ensina que a igreja é o corpo de Cristo. Efésios 1.23, diz: “A Igreja é o corpo de Cristo; ela completa Cristo, o qual completa todas as coisas em todos os lugares”. Cada pessoa que aceita a Jesus como seu Salvador e Senhor de sua vida torna-se membro deste corpo, que é a igreja: “Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo” (1 Coríntios 12:27). Cada membro tem uma função. “Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função” (Romanos 12:4). O apóstolo Paulo está dizendo que cada membro da Igreja tem uma função. Efésios 4.11-16 ensina que o objetivo é que cada um, com sua função, ajude o outro e, assim, o corpo é edificado. Aqui tem-se um dos benefícios de participar da igreja: você é ajudado por alguém, principalmente na questão da fé e, também, você pode ajudar alguém.


Quando a igreja se reúne para adorar e louvar a Deus, ou seja, cultuá-lo e quando cada um vem para o culto com esse objetivo, cria-se um ambiente espiritual em que se pode sentir a presença de Deus. Jesus disse: “... os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura” (João 4:23). Esse ambiente espiritual no culto alimenta a fé e a comunhão com Deus. Esse é outro benefício de se participar da igreja.


Pode-se, também, trazer um argumento sociológico para fundamentar a tese do benefício de participar de uma igreja: o sentimento de pertencimento.  Abraham Maslow, psicólogo americano, define cinco categorias de necessidades humanas: fisiológicas, segurança, social, estima e as de autorrealização. O nível social é a necessidade da pessoa de ser aceito e pertencer a um grupo social. Neste quesito a igreja proporciona esse benefício, uma vez que a pessoa é aceita e passa a pertencer a esta comunidade que é chamada de Corpo de Cristo. E não é apenas uma organização humana, é a igreja de Jesus Cristo, pois Ele a chama de “minha igreja” (Mateus 16.18).


Mas, também, é uma organização com uma missão: a de levar a mensagem de Jesus Cristo a outras pessoas. Em suas últimas palavras, Jesus passou esta missão para a igreja ali reunida e representativa a todas as demais: “Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mateus 28:19-20). Veja que privilégio, fazer parte de uma igreja que recebeu esta missão de Jesus e ter o benefício de ter esta promessa dele: “eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”.


A IBBN resumiu tudo isto em sua declaração de missão:

“Existimos para fazer discípulos, adorando a Deus, servindo e cuidando de pessoas”.
886 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page