top of page
Buscar
  • Foto do escritorIbbn

NÃO JULGUEIS!

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 11/08/2021

A vida de uma pessoa é construída em comunidade. Ninguém vive independente do outro. Por isso, Jesus ensina no Sermão do Monte alguns princípios para a vida em comunidade. Hoje vamos ver o que ele disse da atitude de julgar o outro. Ele disse assim:

“Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão” (Mateus 7:1-5).

Jesus não está dizendo para não ser crítico nas avaliações, mas a ser generoso na maneira como vê o outro. Ele está ensinando que não se deve tomar o lugar de um juiz institucional, emitindo sentença de condenação, que é diferente de avaliação. Ninguém, enquanto pessoa, pode ser juiz do outro, pois não conhece o coração e nem os motivos por trás dos seus atos. Jesus diz que quando se quer tirar o cisco do olho do outro é porque não está vendo a trave no próprio olho. Ou seja, todos somos falhos e limitados. Os critérios que usamos para julgar os outros servem para julgar a nós mesmos.


O apóstolo Paulo diz: “Talvez você pense que pode condenar esses indivíduos, mas é igual a eles e não tem desculpa! Quando diz que eles deveriam ser castigados, condena a si mesmo, porque você, que julga os outros, pratica as mesmas coisas” (Romanos 2:1).

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page