NÃO É O QUE FAÇO, MAS O QUE ELE FEZ
- Ibbn
- 18 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 18/11/2020

Temos, na Bíblia, dois momentos que impactaram a vida do ser humano: a desobediência do homem no Jardim do Éden e o sacrifício de Jesus na cruz. Um foi a ação do homem, que num ato de desobediência a Deus, deixou que o inimigo semeasse o mal em seus corações e, consequentemente, no mundo. O outro, foi uma ação de Deus em resgate do coração do homem, libertando-o das influências do Inimigo. Um trouxe a morte, o outro trouxe a vida. Um quis viver como Deus, o outro morrer como homem. Um era criatura, o outro era o Criador.
O apóstolo Paulo descreve o resultado da ação do homem com estas palavras: “Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos. Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus. De fato, todos nós éramos como eles e vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, fazendo o que o nosso corpo e a nossa mente queriam. Assim, porque somos seres humanos como os outros, nós também estávamos destinados a sofrer o castigo de Deus” (Efésios 2:1-3 – NTLH)
Paulo fala, também, sobre o que Deus fez: “Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos. Por estarmos unidos com Cristo Jesus, Deus nos ressuscitou com ele para reinarmos com ele no mundo celestial. Deus fez isso para mostrar, em todos os tempos do futuro, a imensa grandeza da sua graça, que é nossa por meio do amor que ele nos mostrou por meio de Cristo Jesus” (Efésios 2:4-7).
Paulo continua e resume com estas palavras: “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la. Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós” (Efésios 2:8-10).
Com base no texto bíblico acima, podemos dizer que a salvação é um presente gracioso de Deus e não o resultado de algo que fazemos. É resultado da graça de Deus, presente não merecido. A única ação que você tem que fazer é aceitar, por meio da fé, que Cristo morreu por seus pecados. O resultado disso continua sendo uma ação de Deus Espírito Santo em sua vida. Aí, você fará boas obras, por ter um Deus em sua vida.
Comments