Buscar
  • Ibbn

MATURIDADE ESPIRITUAL

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 03/06/2020

Penso que maturidade é uma das condições para alguém administrar bem sua vida em momentos como este que estamos vivendo. Um conceito interessante que encontrei sobre uma pessoa madura é este: “Quem é maduro emocionalmente tem boa tolerância à frustração e contrariedade; tem boa formação moral; tem habilidade e delicadeza no trato com as outras pessoas; tem humor razoavelmente estável; tem controle racional sobre as emoções; aprende com os erros e sabe lidar com as incertezas da vida”. O desenvolvimento da maturidade começa quando, ainda criança, uma pessoa aprende a lidar com situações desconfortáveis.


A maturidade deve envolver, também, a dimensão espiritual, pois ajuda a pessoa a não ser levada por todo vento de doutrinas religiosas que se apresentam em momentos de crises. Ouça o que o apóstolo Paulo  ensina sobre o processo de crescimento espiritual:

'Digo porém que, enquanto o herdeiro é menor de idade, em nada difere de um escravo, embora seja dono de tudo. No entanto, ele está sujeito a guardiões e administradores até o tempo determinado por seu pai. Assim também nós, quando éramos menores, estávamos escravizados aos princípios elementares do mundo. Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao coração de vocês, e ele clama: “Aba , Pai”. Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro. ' (Gálatas 4:1-7).

A imaturidade espiritual é comparada a uma criança, herdeira de uma fortuna, que depende de um tutor. Embora herdeira, vive sujeito aos administradores da fortuna. Paulo diz que a imaturidade espiritual faz com que uma pessoa esteja dependente dos princípios elementares do mundo, ou princípios básicos ou poderes espirituais que dominam o mundo e, assim, viviam as pessoas antes de Cristo vir ao mundo.  Paulo diz ainda que, no tempo certo, Deus enviou Cristo Jesus para ensinar as verdades espirituais. Jesus disse: “quem me vê, vê o Pai,” (João 14.9) e que veio da eternidade para ensinar as verdades de lá, trazendo a possibilidade das pessoas amadurecerem no conhecimento de Deus. Quem o aceita, recebe o Espírito Santo que leva-o a ter uma relação especial com Deus e, portanto, ao amadurecimento espiritual.


Meu desejo e oração é que você tenha maturidade espiritual, emocional, intelectual e profissional para passar com sabedoria por estes momentos de pandemia.

159 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Existe uma frase atribuída a Louis Pasteur, que diz assim: “Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima”. Nos dias atuais, quando todos têm acesso a todos os tipos de informação, algun

Um dia, um homem procurou a Jesus querendo saber o que deveria fazer para conseguir a vida eterna. Jesus o orientou a guardar os mandamentos da Lei, vender tudo o que tinha, dar o dinheiro aos pobres

Temos pela frente mais um ano de eleições e, ainda por cima, polarizadas. Classificar algo, seja o que for, em apenas dois grupos faz com que se perca a riqueza da diversidade. Deus valoriza a diversi