Buscar
  • Ibbn

LIDERANDO COM A VIDA

Atualizado: Fev 21

Por Pr. Carlos Henrique

Existem muitas publicações falando sobre liderança. Na área eclesiástica, também. Joseph M. Stowell é um destes autores. Em seu livro “Pastoreando a igreja”, que tem como subtema “Liderança espiritual eficaz numa cultura em transformação”, tem um capítulo cujo título é este: “Liderando com a vida – linguagem e conduta”. Peço licença para compartilhar alguns recortes de seus ensinos, pois os considero de suma importância na liderança eclesiástica.


“Poucas coisas são mais desafiadoras e mais negligenciadas na sociedade moderna do que a importância do caráter. Desempenho, sucesso e ecletismo têm mais status que ser e vir a ser... A convicção predominante na sociedade atual, no que diz respeito à liderança, é que caráter não se leva em conta... Nada, entretanto, poderia estar mais distante da verdade. Quem eu sou realmente e o que faço na vida privada, no final, afetarão o que faço publicamente... Caráter ainda conta. Na verdade, numa sociedade que minimiza valores, o preço do caráter se torna maior no ministério. O pastor que prova suas aptidões e seu valor de caráter é um líder confiável e digno de ser seguido. É o caráter que será transferido a outros e usado por Deus para transformar vidas.

O caráter é cada vez mais desvalorizado em nossa cultura, ela se acha às voltas com a procura de credenciais como pré-requisito principal para a liderança. Nosso mundo é um universo de credencias acima do caráter e desempenho acima da personalidade... Devemos nos lembrar de que mesmo que as credenciais nos façam ser recebidos na porta da frente, o caráter é que nos manterá lá dentro. As pessoas... Credenciais impressionam a mente e apelam para o ego da congregação.


É de surpreender então que quando a Palavra de Deus fala das qualificações para ser um líder espiritual, fale sempre sobre a maneira que vivemos. O caráter é infinitamente mais estratégico para a eficiência do que as credenciais... O caráter é um meio de glorificar a Cristo com nossa vida, uma vez que é o caráter de Jesus – a expressão de nossa fé nele – que se reflete em nossa existência. O caráter declara algo sobre Ele. As credenciais declaram algo a nosso respeito. O caráter é magnético e motivador... O caráter só é forjado por um progressivo e sincero relacionamento com Jesus. As credenciais podem ser adquiridas à parte de Cristo.

O caráter é aprofundado e desenvolvido em crises. O caráter tem valor nas crises. As credenciais são de pouco valor quando a corrente de energia está interrompida. As credenciais colocam-nos num pedestal enquanto o caráter constrói uma plataforma a partir da qual podemos ministrar. Até algumas pessoas da área secular estão começando a reconhecer o ambiente de falência que a liderança sem caráter estabelece.


Nas Escrituras, a questão do caráter é mais do que um conceito filosófico geral. A Palavra de Deus quer claramente que entendamos a questão do caráter em relação às áreas específicas que precisam ser atingidas em nossa vida pelo desenvolvimento e pela reflexão...


Stowell, então, passa a citar duas áreas em que Paulo chamou Timóteo a comprometer-se: a área da linguagem, pois elas deixam impressões que se alojam no coração e na mente dos ouvintes, destruindo a confiança e o respeito. As palavras não só produzem uma impressão como também dão permissão para que outros adotem os mesmos padrões de linguagem. Stowell, apresenta uma lista de tipos de conversa que destroem o caráter: mexerico; maledicência; mentira;  dolo - busca obter vantagem mascarando parte da verdade; ilusão, que é tirar conclusões erradas de uma série de fatos; murmuração; crítica; jactância, que é estar se vangloriando; e exagero. Outra área é da conduta, no trabalho, no relacionamento com as mulheres, no caso do pastor ou ministro; e a conduta com o dinheiro.


Um jornalista falando sobre Harry Truman, um dos grandes presidentes do EUA, disse: “Eu não sei se ele estava certo acerca da bomba atômica ou mesmo sobre a Coréia, mas lembrar-se dele dá às pessoas a ideia de como deve ser um homem na posição dele. É caráter. Só caráter. Agora ele permanece como uma rocha na memória”.



4 visualizações
LOGO MIN BRA.png
Logo1 NOME.png

IGREJA BATISTA BOAS NOVAS

Av. Fernando Correa da Costa, 3155

Boa Esperança, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

tel. (65) 3628 2130

email: ibbn@ibbn.com.br

© 2019 IGREJA BATISTA BOAS NOVAS - Min. Comunicação