Buscar
  • Ibbn

JESUS VEIO NO TEMPO CERTO

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 23/12/2020

A Bíblia não informa quando Jesus nasceu e é certo que não foi no dia 25 de dezembro. Esta data chegou até nós em virtude de Roma celebrar, nesta data, o dia do deus Sol, mas os cristãos não concordavam em participar destas celebrações, argumentando que o sol que iluminava suas vidas era Jesus. Então, enquanto os seguidores do deus Sol celebravam, os cristãos começaram a celebrar a Jesus Cristo. Isso no final do II d.C. Assim, surgiu a data de 25 de dezembro como o dia do nascimento de Jesus.


Embora não saibamos a data certa do nascimento de Jesus, a Bíblia informa que Jesus veio no tempo certo. O apóstolo Paulo diz: “Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos” (Gálatas 4:4-5 - NVI). Outra passagem bíblia que cito é esta:

“Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos” (Efésios 1:7-10 - NVI).

Destaco nestes textos a expressão “plenitude dos tempos”. A palavra que traduzimos por “tempo” em Gálatas é o termo grego “chronos”, que se refere ao tempo cronológico certo. Já na carta aos Efésios, o termo grego é “kairos”, referindo-se ao melhor tempo para a vinda do Cristo.


Quando Jesus veio, o Império Romano dominava a maior parte do mundo de então. Impôs a chamada “pax romana”, um longo período de relativa paz entre as nações, estabelecida pelas armas de Roma que construíram, também, estradas para que seus exércitos se deslocassem com rapidez. Apesar da língua oficial ser o latim, o grego era o idioma falado em quase todo o império. Havia, ainda, um enfraquecimento das religiões locais em virtude do domínio dos romanos. Estes são alguns dos fatores que criaram um ambiente propício para que a mensagem de Jesus fosse levada a quase todo o império. Os cristãos tinham liberdade, segurança e mais facilidade em viajar para outros lugares, pregando a Jesus como o Salvador.


Então, na plenitude dos tempos ou no tempo certo, Jesus veio. É bom saber que Deus está no controle de tudo e que no tempo certo Ele age.

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

DEUS EM PRIMEIRO LUGAR

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 24/07/2021 Para os que aceitam Jesus como Deus e seu Salvador, ou, pelos menos, o aceitam como um sábio, compartilho um ensinamento dele. O que escolhi p

QUEM É JESUS PARA VOCÊ?

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 23/07/2021 Jesus é admirado pela maioria das pessoas. Para alguns, ele foi um grande mestre, um sábio. Para outros, um revolucionário. E para outros, foi

A ORAÇÃO

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 29/06/2021 O estudioso do Novo Testamento, N.T. Wright, escreveu que “para alguém que não tenha ideia de Deus, de haver outro mundo além do que podemos t