Igreja, O Corpo de Cristo
- Ibbn
- 15 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Por Pr. Carlos Henrique

Uma das metáforas que a Bíblia utiliza para definir a igreja é “corpo”. “Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo” ( 1 Coríntios 12.27). O corpo é formado por membros em que cada um tem uma função, são diferentes um do outro e formam uma unidade, que é o corpo. Podemos dizer que, no corpo, há unidade na diversidade. A igreja é exatamente isto. Ela é formada por pessoas, chamadas de membros, que ao se reconheceram como pecadoras e aceitaram que Cristo morreu por seus pecados, pedindo perdão e convidando Jesus para assumir o controle de suas vidas, se tornaram membro deste corpo. Isto é realizado através da ação do Espírito Santo. “Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito” (1 Coríntios 12.12-13).
Tornar-se membro do corpo de Cristo é uma operação do Espírito Santo e não uma determinação institucional. O Espírito Santo transforma a vida da pessoa, capacitando-a a ser semelhante a Cristo, “pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho” (Romanos 8.29), e leva-a, num processo de crescimento espiritual, a pensar como Cristo: “...Nós, porém, temos a mente de Cristo” (1 Coríntios 2.16). A harmonia da igreja vai depender da conexão de cada membro com Cristo, através do Espírito Santo, do nível de maturidade espiritual (“pensar como Cristo”) e da disponibilidade e intencionalidade de cada membro em buscar esta harmonia, ou comunhão.
Um dos aspectos práticos da harmonia deste corpo é que ele se torna realmente o Corpo de Cristo. A igreja, como corpo, vai ser o operacional de Cristo neste mundo. Serão as mãos que ajudam, os pés que vão ao encontro dos necessitados, os olhos que veem a situação do mundo, os ouvidos que ouvem o clamor dos aflitos, o coração que move as ações em compaixão e a boca que projeta a voz de Cristo ao mundo. Portanto, a igreja deve ter como alvo ver o mundo como Cristo vê, pensar o mundo como Cristo pensa, sentir o mundo como Cristo sente e agir como Cristo agiria. Membros da IBBN, não se esqueçam de que como parte do Corpo de Cristo temos que ser o operacional de Cristo no mundo.
Comments