Buscar
  • Ibbn

IGREJA É UMA ORGANIZAÇÃO E UM ORGANISMO VIVO

Atualizado: há 2 dias

Por Pr. Carlos Henrique

A igreja, enquanto organização religiosa, tem um Estatuto registrado em Cartório, Assembleia, Diretoria, Conselho Fiscal e outros cargos para cumprir determinadas funções. Nesta condição é regida pelo Código Civil e precisa seguir os parâmetros legais, inclusive fiscais. Igreja, enquanto organismo vivo, deve ser dirigida pelo Espírito Santo, enviado por Jesus, pois a igreja, biblicamente constituída, é de Jesus. Mas como ela é um instrumento do Reino de Deus para atuar no mundo decaído e formada seres humanos, também decaídos, sofre a influência do pecado. Jesus, entre a liderança de sua pequena igreja, tinha alguns problemas: uns queriam ser mais importantes do que os outros (Lucas 9.46), um outro negou publicamente que seguia Jesus (Lucas 22.34) e, ainda, outro, o traiu, sendo subornado por 30 moedas (Mateus 26.15).


Na parábola do Joio (Mateus 13.24-30), Jesus diz que o inimigo semeia o joio no meio do trigo, ou seja, no meio da igreja há o joio. Assim, a igreja foi se formando e expandindo. No final do primeiro século, por volta do ano 90, Jesus aparece ao apóstolo João, que estava preso na Ilha de Patmos por ser cristão, e faz críticas às igrejas, e uma das mais graves é para as igrejas representadas pela igreja de Tiatira. Jesus disse: “No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender. Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica. Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras. Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: Não porei outra carga sobre vocês; tão somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha. Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações. Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará como a um vaso de barro. Eu lhe darei a mesma autoridade que recebi de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Apocalipse 2:20-29). Jesabel era uma líder da igreja que liderava a cometerem pecados como ela.


Jesus, então, nos ensina que a igreja é formada por pecadores arrependidos e em níveis de espiritualidade bem diferentes, mas também, por pecadores não arrependidos colocados ali por Satanás. Eles pecam e induzem outros a pecarem. Estes lideram os membros da igreja em direção ao pecado. Como pecadores arrependidos, membros e líderes, “que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás”, temos que nos apegar com firmeza aos princípios espirituais que regem a igreja como organismo espiritual vivo.

27 visualizações
LOGO MIN BRA.png
Logo1 NOME.png

IGREJA BATISTA BOAS NOVAS

Av. Fernando Correa da Costa, 3155

Boa Esperança, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

tel. (65) 3628 2130

email: ibbn@ibbn.com.br

© 2019 IGREJA BATISTA BOAS NOVAS - Min. Comunicação