Buscar
  • Ibbn

IGREJA É UMA ORGANIZAÇÃO E UM ORGANISMO VIVO

Atualizado: Abr 2

Por Pr. Carlos Henrique

A igreja, enquanto organização religiosa, tem um Estatuto registrado em Cartório, Assembleia, Diretoria, Conselho Fiscal e outros cargos para cumprir determinadas funções. Nesta condição é regida pelo Código Civil e precisa seguir os parâmetros legais, inclusive fiscais. Igreja, enquanto organismo vivo, deve ser dirigida pelo Espírito Santo, enviado por Jesus, pois a igreja, biblicamente constituída, é de Jesus. Mas como ela é um instrumento do Reino de Deus para atuar no mundo decaído e formada seres humanos, também decaídos, sofre a influência do pecado. Jesus, entre a liderança de sua pequena igreja, tinha alguns problemas: uns queriam ser mais importantes do que os outros (Lucas 9.46), um outro negou publicamente que seguia Jesus (Lucas 22.34) e, ainda, outro, o traiu, sendo subornado por 30 moedas (Mateus 26.15).


Na parábola do Joio (Mateus 13.24-30), Jesus diz que o inimigo semeia o joio no meio do trigo, ou seja, no meio da igreja há o joio. Assim, a igreja foi se formando e expandindo. No final do primeiro século, por volta do ano 90, Jesus aparece ao apóstolo João, que estava preso na Ilha de Patmos por ser cristão, e faz críticas às igrejas, e uma das mais graves é para as igrejas representadas pela igreja de Tiatira. Jesus disse: “No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender. Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica. Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras. Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: Não porei outra carga sobre vocês; tão somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha. Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações. Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará como a um vaso de barro. Eu lhe darei a mesma autoridade que recebi de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Apocalipse 2:20-29). Jesabel era uma líder da igreja que liderava a cometerem pecados como ela.


Jesus, então, nos ensina que a igreja é formada por pecadores arrependidos e em níveis de espiritualidade bem diferentes, mas também, por pecadores não arrependidos colocados ali por Satanás. Eles pecam e induzem outros a pecarem. Estes lideram os membros da igreja em direção ao pecado. Como pecadores arrependidos, membros e líderes, “que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás”, temos que nos apegar com firmeza aos princípios espirituais que regem a igreja como organismo espiritual vivo.

0 visualização
LOGO CONVENÇÃO.png
CONVENÇÃO 
BATISTA BRASILEIRA

tel. (65) 3628 2130

email: contato@ibbn.com.br

IGREJA BATISTA BOAS NOVAS

Av. Fernando Correa da Costa, 3155

Boa Esperança, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

© 2020 IGREJA BATISTA BOAS NOVAS - Min. Comunicação                                                                                                                                      versão: beta