top of page
Buscar
  • Foto do escritorIbbn

FUNDAMENTOS PARA AS AÇÕES REALIZADAS PELA IGREJA

Por Pr. Carlos Henrique

A igreja foi instituída por Jesus e é dele, segundo as suas próprias palavras: “edificarei a minha igreja” (Mateus 16.18). Isso ficou bem claro para os primeiros líderes da igreja, como por exemplo, o apóstolo Paulo, que apresenta Jesus como "o cabeça da igreja": “Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja” (Colossenses 1.18). Essa concepção nos alerta, nos dias de hoje, que a verdadeira igreja é de Jesus e não de alguém, seja pastor, bispo, apóstolo ou outros líderes. Como líderes da igreja precisamos manter isso sempre em mente e termos a postura de servos de Cristo. Diante disso, precisamos estar em alerta sobre as atividades desenvolvidas pela igreja. Sendo de Jesus e sendo o seu corpo no mundo, a igreja deve realizar as obras de Cristo no mundo. Para não errar, necessário se faz estudar a  vida de Jesus e ver o que Ele fazia e, também, o que faziam as primeiras igrejas organizadas pelos seus seguidores para que a igreja não desenvolva atividades fora dos propósitos de Jesus.


Jesus deixou duas diretrizes para a igreja, nos ensinos chamados de “A Grande Comissão” e o “Grande Mandamento”. A Grande Comissão é definida nestas palavras de Deus: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28.19-20). São essas as orientações finais de Jesus aos seus seguidores, chamados de discípulos, antes de sua ascensão. A missão deles seria fazer novos discípulos e, para isso, precisariam ir a todos os lugares, batizá-los e ensinar tudo o que Jesus transmitiu para eles.


“O Grande Mandamento” é dado nestas palavras de Jesus: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Respondeu Jesus: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento". Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: "Ame o seu próximo como a si mesmo". Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mateus 22:36-40). Jesus resumiu seus ensinos em dois focos de atuação: amar a Deus e amar ao próximo. Ou seja, todos os seus ensinos e mandamentos têm como meta agradar a Deus e servir ao próximo.


Portanto, podemos dizer, resumidamente, que a igreja existe para que possamos, amando ao próximo, servi-lo com a mensagem de salvação e ajudando em suas necessidades básicas, como Jesus fez, com a finalidade de que se tornem discípulos de Jesus. No entanto, para isso precisamos ir em busca deles, para que aceitando a mensagem do evangelho se tornem discípulos de Jesus, e, consequentemente, devemos aceitá-los como membros da igreja, do corpo de Cristo, através do batismo e edificá-los espiritualmente com os ensinos e mandamentos que Jesus trouxe, a fim de que Deus seja glorificado e adorado em suas vidas.


Sendo assim, precisamos avaliar se as atividades que desenvolvemos na igreja estão cumprindo estes propósitos de Jesus para a igreja, ou seja, se elas estão sendo uma ferramenta para buscar pessoas a fim de que se tornem discípulos de Jesus; se estas pessoas estão se tornando membros do corpo de Cristo através do batismo; se estão sendo ensinadas a obedecer os ensinos de Jesus; e, consequentemente, se Deus está sendo glorificado em suas vidas. Uma observação precisa ser feita: uma atividade não pode focar apenas em uma etapa da missão. Para que cumpra os propósitos deixados por Jesus, precisa ser planejada para cumprir todas as etapas: fazer discípulos  servindo com seus dons e talentos, indo, batizando, ensinando e adorando.

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page