top of page
Buscar
  • Foto do escritorIbbn

“EXAMINE-SE CADA UM A SI MESMO”

Atualizado: 30 de dez. de 2020

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 28/12/2020



Estamos chegando ao fim de mais um ciclo de doze meses. É o ciclo de um ano que está se encerrando. 2020 tem sido um ano atípico em virtude da pandemia e, em consequência, ficamos mais atentos aos movimentos das autoridades ao nos guiar durante ano. As decisões governamentais ficaram em constante avaliação. Algumas decisões concordamos, outras não. É importante fazermos nossas avaliações como cidadãos. Mas, precisamos, também, fazer uma avaliação de nós mesmos, de nossas atitudes, de nossas ações, de nosso comportamento.


O apostolo Paulo percebeu que os cristãos na cidade de Corinto não estavam tendo atitudes corretas em sua vida eclesiástica, então fez esta recomendação: “Portanto, que cada um examine a sua consciência e então coma do pão e beba do cálice... Se examinássemos primeiro a nossa consciência, nós não seríamos julgados pelo Senhor” (1Coríntios 11:28,31 - NTLH).


Aproveite estes últimos dias do ano para avaliar algumas áreas de sua vida: a espiritual, que envolve seu relacionamento com Deus e com sua igreja; a familiar, que envolve as atitudes para com seus entres queridos; a profissional, que envolve sua missão de vida e sustento; a financeira, que na forma de gastar, sinaliza o que é mais importante para você; e a saúde física e emocional, que é o cuidado para consigo mesmo. Pode ser que existam outras áreas da sua vida que devam ser examinadas. Mas, como Cristão, estas avaliações devem ter como parâmetro os ensinos de Jesus. Foi ele quem disse:

“— Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha. — Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída” (Mateus 7:24-27 - NTLH).

Então, como cristão, examine sua vida e veja se tem colocado em prática, nas diversas áreas de sua vida, os ensinos de Jesus.

12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page