COMO FILTRAR SEUS PENSAMENTOS
- Ibbn
- 10 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Por Pr. Alexander Maia
2 Coríntios 10:5 - "Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo."
Nós pensamos o tempo todo. Nós observamos, gravamos, processamos e guardamos informações mais rápido que qualquer computador existente. A mente humana é absolutamente impressionante, e a maneira como a usamos influencia definitivamente nossas vidas.
James C Hunter, em seu livro O Monge e o Executivo, afirma: “Pensamentos viram ações; ações viram hábitos; hábitos viram caráter, e caráter vira o seu destino.”
Por isso, precisamos ser muito seletivos quanto aquilo que permitimos ocupar nossas mentes. Precisamos disciplinar a maneira como pensamos, e a melhor maneira é escolher bem que tipo de material permitiremos entrar em nossa mente.
Existem 4 tipos de materiais que podem ocupar sua mente:
1. VENENO. Esses incluem pornografia, filmes que enaltecem o que há de pior nas pessoas como a infidelidade conjugal, a prostituição, o egoísmo, entre outras coisas. Davi disse: “não porei coisa má diante dos meus olhos”. (Sl 101:3) Quem sabe não precisamos levar esse verso na capa do celular, na tela do computador ou sobre a televisão da sala?
2. TRIVIALIDADES. Coisas que não fazem bem, mas também não fazem nenhum mal. Paulo diz que: “Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica.” (1Cor 10:23)
3. ALIMENTOS SAUDÁVEIS. Tudo aquilo que nos inspira, nos ensina, nos ajuda a crescer e a sermos pessoas melhores. A bíblia nos diz: “encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.” (Fil 4:8)
4. A BÍBLIA. “Escondi a tua palavra em meu coração, para não pecar contra ti”. (Sal 119:11) Quando guardamos a Palavra de Deus em nossos corações através da leitura, da meditação e da memorização, nos mantemos no caminho certo. Use a bíblia como um filtro em sua mente. Não permita que qualquer lixo seja trazido para dentro e ocupe seus pensamentos.
Paul Washer, um famoso pregador contemporâneo diz assim: “Me diga o que ocupa seus pensamentos e eu te direi quem é o seu Deus.”
Quem é o seu Deus?
Comentários