Buscar
  • Ibbn

CAINDO EM SI

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 17/11/2020

Uma das mais conhecidas parábolas de Jesus é a do “Filho Pródigo”. Nela, um jovem pede ao pai que lhe dê em vida a parte da herança que lhe cabia. O pai atende o pedido do filho, o qual pega o dinheiro e sai em viagem para um país distante. Enquanto tinha dinheiro, vivia em festas e orgias, até que o dinheiro acabou. No país em que estava, houve uma grande forme e ele começou a passar necessidades. Procurou emprego e o único que achou foi como cuidador de porcos, animais que, em sua cultura, eram considerados impuros. A única comida que ele tinha era a mesma que davam aos animais. Foi nesta situação que ele cai em si e pensa:


“...Lá em casa até os empregados do meu pai têm comida de sobra, e aqui estou eu, morrendo de fome! Eu vou para casa, junto do meu pai, e lhe direi: “Pai, eu pequei contra o céu e contra o senhor. E já não mereço ser chamado seu filho. Por favor, trate-me como um dos seus empregados” (Lucas 15:17-19). Então, resoluto, ele volta para casa, recebe o perdão do pai que o trata não como um empregado, mais como um filho.


Nesta parábola, o Pai representa Deus, o filho mais novo, o pecador que se arrepende e volta para Deus. A parábola continua falando do filho mais velho, que não foquei aqui, pois quero chamar a atenção para o que representa o filho mais novo, a pessoa longe de Deus e sofrendo as consequências de estar longe dele. Que você não precise chegar ao fundo do poço para voltar ao Pai Celestial. E, fazendo uma aplicação moral, verifique se não está fazendo escolhas erradas na vida e afundando-se em um lamaçal. Caia em si e tome uma atitude, antes que chegue no fundo do poço.