top of page
Buscar
  • Foto do escritorIbbn

AS ESTAÇÕES DA VIDA

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 22/09/2020

Nestes tempos de pandemia com calor intenso, umidade baixa do ar, a fumaça pairando sobre as cidades em virtude das queimadas no Pantanal, no Cerrado, na Amazônia, nos Pampas e na Mata Atlântica é perceptível que temos uma conexão muito forte com a natureza. Na realidade, somos, também, parte da natureza, do meio ambiente. O livro de Gênesis informa que somos feitos do mesmo material que os animais, do pó da terra. Então, esta conexão com o meio ambiente é muito mais forte do podemos imaginar.


A natureza é marcada pelas estações do ano: verão, outono, inverno e primavera. Estamos agora, no Hemisfério Sul, entrando na primavera, quando, no início, o dia e a noite tem a mesma duração, acontece o reflorestamento da flora terrestre, as flores florescem e as temperaturas ficam mais amenas, o que não acontece em Cuiabá, que é calor o tempo todo, exceto quando uma frente fria consegue vencer as barreiras naturais e chega até aqui.


A vida, também, é marcada pelas estações: o outono marca as dificuldades, as provações. Na natureza, as folhas caem e, na vida humana, é quando temos que abrir mão daquilo que não faz mais sentido. O inverno é o tempo de se recolher para ser recuperar, amadurecer, avaliar e aprofundar raízes, como as plantas fazem nesta estação. A primavera é o tempo de planejar, sonhar, plantar, revitalizar e florescer. E o verão é o tempo da produção, de mostrar o que planejou, de agir e de se expor.


A Bíblia diz: “Há um tempo certo para cada coisa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1). Talvez a humanidade esteja passando pelas estações do outono e inverno, caminhando para a primavera e o verão. Em que estação você está vivendo? Lembre-se disto: você precisa fazer a coisa certa, na estação certa. Não vista casaco de lã em pleno verão.

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page