Buscar
  • Ibbn

AJUDANDO UNS AOS OUTROS

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 14/05/2021

Jesus deu várias funções à igreja quando a instituiu. A Bíblia usa linguagens figuradas para descrevê-la, tais como Corpo de Cristo, indicando que cada participante é um membro importante e tem uma função. Chama-a, também, de Rebanho de Cristo, indicando que os membros devem ser cuidados e protegidos. Tem outras figuras de linguagem que usa. Mas uma que marca muito é a de Família de Deus. Paulo escreve assim:

“Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus” (Efésios 2:19).

Jesus nos chama de "irmãos". A Bíblia se refere a nós como "filhos de Deus" e o apóstolo Paulo chama os cristãos de "meus irmãos". Uma das atitudes marcantes de uma família é o cuidado de uns para com os outros. Podem até brigar, ficar chateados, mas nas horas que precisam, estão juntos, ajudando uns aos outros. São sangue do mesmo sangue.


Nas igrejas deveria ser assim também. Temos uma mesma marca, o sangue de Cristo aspergido em nossos corações para perdão dos pecados. Somos todos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e temos este mesmo Espírito Santo habitando em nós. Portanto, como família espiritual, precisamos cuidar uns dos outros (1 Co. 12.25); suportar uns aos outros (Cl. 3.13); não provocar uns aos outros (Gl. 5.26); perdoar uns aos outros (Tg 5.15); servir uns aos outros (1 Pe. 4.10), consolar uns aos outros (1 Ts. 4.1). Poderia citar mais, pois são mais de 20 mandatos bíblicos de mutualidade para praticarmos como membros da igreja.


Recomendo que, se você é membro de uma igreja grande, procure fazer parte de um pequeno grupo ou uma equipe de trabalho, em que você possa desenvolver relacionamentos e, quando precisar, este grupo vai cuidar de você e vice-versa.