Buscar
  • Ibbn

A SOBERANIA DE DEUS

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 10/12/2020

Quero chamar sua atenção para a soberania de Deus. O Salmo 115 faz uma exaltação ao Senhor e fala da sua soberania em comparação aos falsos deuses. O salmo inicia assim:

“Somente a ti, ó Senhor Deus, a ti somente, e não a nós, seja dada a glória por causa do teu amor e da tua fidelidade. Por que é que as outras nações nos perguntam: “Onde está o Deus de vocês?” Nós respondemos: “O nosso Deus está no céu; ele faz tudo o que quer” (Salmos 115:1-3 - NTLH).

A soberania de Deus é frisada quando o salmista diz que ele faz tudo o que quer. No livro de Jó lemos outra afirmação importante sobre este tema quando o autor diz: “Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido” (Jó 42:2 – NTLH).


Mas talvez você esteja se perguntando: Se Deus é soberano e tão poderoso assim, por que existe o sofrimento? Por que ele permite uma pandemia como a que estamos vivendo? Vejo a resposta no próprio Salmo 115 quando ele diz: “Os céus pertencem somente ao Senhor, mas a terra ele deu aos seres humanos” (v.16). Deus, em sua soberania, deu aos homens o domínio sobre a terra. Mas também deu o livre-arbítrio, pois nos fez à sua imagem e semelhança e não fantoches em suas mãos. O homem, então, usando o seu livre-arbítrio, escolheu pecar. Ele desobedeceu a Deus e tornou-se incapaz de não pecar. O mal, assim, entrou no mundo e, em consequência, o sofrimento.


Mas Deus não perdeu o controle. O salmista diz, “confiem no Senhor , todos os que o temem! Ele é a ajuda e o escudo de vocês” (Salmos 115:11). Que você possa confiar em Deus, pois é soberano sobre todas as coisas. Que sua fé nele esteja firme, pois ele é escudo para os que confiam nele.

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Existe uma frase atribuída a Louis Pasteur, que diz assim: “Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima”. Nos dias atuais, quando todos têm acesso a todos os tipos de informação, algun

Um dia, um homem procurou a Jesus querendo saber o que deveria fazer para conseguir a vida eterna. Jesus o orientou a guardar os mandamentos da Lei, vender tudo o que tinha, dar o dinheiro aos pobres

Temos pela frente mais um ano de eleições e, ainda por cima, polarizadas. Classificar algo, seja o que for, em apenas dois grupos faz com que se perca a riqueza da diversidade. Deus valoriza a diversi