top of page

A RESPONSABILIDADE DE CADA UM

  • Foto do escritor: Ibbn
    Ibbn
  • 8 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de set. de 2020

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 08/09/2020

Vivemos em um mundo marcado por tantas violências, sejam físicas, psicológicas, sociais, políticas e econômicas. De quem é a responsabilidade? É de cada um de nós que, na associação com outros, forma-se uma consciência coletiva que vai além do indivíduo, seja para o bem ou para o mal. Cito um exemplo bíblico. Abraão morava na região montanhosa e seu sobrinho Ló na região de Sodoma. A sociedade ali formada, segundo o relato bíblico, cometia muitas injustiças. A Bíblia "A Mensagem" descreve assim: “os gritos das vítimas em Sodoma e Gomorra são de ensurdecer. O pecado dessas cidades é gigantesco” (Gênesis 18.20). Deus, então, resolve destruí-las e Abraão, sabendo disso, intercede, pois seu sobrinho morava lá. Ele disse a Deus:

“... O Senhor seria capaz de matar os bons juntamente com os maus? Se houver na cidade, digamos, cinquenta pessoas justas, o Senhor destruiria a cidade? Não pouparia o povo por amor daqueles cinquenta cidadãos bons? Não seria justo! Certamente o Senhor não fará uma coisa dessas: matar os que o amam junto com os que o desprezam. Fazendo assim, estaria igualando os justos com os injustos, os bons com os maus! Claro que não faria isto! Não é justo o Juiz de toda a terra?”  (Gênesis 18:23-25).

Acredito que Abraão estava pensando na família do seu sobrinho Ló, mas sabia que a família dele não tinha 50 pessoas. Sendo assim, baixa o número para 45 e Deus responde que, pelos 45 justos, não destruiria a cidade. Abraão diminui para 40 pessoas, depois para 30, 20, 10 e Deus diz que não destruiria por causa dos 10. Bom, sabemos que não havia dez justos ali, apenas Ló, sua esposa e duas filhas. Então, Deus os tirou dali e destruiu aquelas cidades.


Tiro aqui uma lição para nós nesta semana da Pátria: que sejamos os justos e que na somatória de cada um, possa se criar uma mentalidade de justiça que seja traduzida em ações que tragam bênçãos para o povo brasileiro e isto agrade a Deus.


Posts recentes

Ver tudo
UM POVO QUE SERVE EM AMOR

Nesta segunda edição do Jornal Boas Novas, convido a comunidade a ler e ficar por dentro de tudo o que aconteceu no mês de junho/2024 na...

 
 
 
IBBN – Uma igreja dinâmica

A Igreja Batista Boas Novas tem o prazer de apresentar a primeira edição do Jornal Boas Novas, criado com o objetivo de dar visibilidade às

 
 

Commentaires


bottom of page