top of page
Buscar
  • Foto do escritorIbbn

A IMPORTÂNCIA DE IR À IGREJA

Por Pr. Carlos Henrique

Nos dias atuais, existem muitos estímulos para um membro não frequentar os cultos da sua igreja. O cardápio de cultos disponíveis na internet, a grande quantidade de igrejas na cidade oferecendo cultos para os mais variados gostos e, sem contar a concorrência com shopping centers e as opções de lazer nos horários dos cultos. Mas, se analisarmos pela ótica bíblica, chega-se à conclusão de que a não participação regular de um membro nos cultos de sua igreja é por não ter o conhecimento bíblico do que é uma igreja e, consequentemente, do que é ser membro da igreja.


A palavra “igreja”, usada no Novo Testamento, já traz em si o significado “assembleia”, ou seja, um grupo de pessoas que se reúnem. A igreja é a reunião de pessoas chamadas para alguma coisa. Os gregos convocavam os cidadãos para saírem de suas casas e se reunirem na praça para tomar decisões e, a isso, chamavam de eklesia, assembleia. Sendo assim, a igreja cristã é o conjunto de discípulos de Jesus que foram chamados para se reunirem, com a finalidade de adorar a Deus, estudar a Bíblia e fazer novos discípulos.


Os discípulos de Jesus formam a igreja. “Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: 'Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos'”. (João 8.31). Discípulos de Jesus, portanto, são aqueles que aceitam “as palavras de Jesus”, seus ensinos. Ele ensinou que veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lucas 19.10). Os primeiros cristãos foram aqueles que aceitaram isto. “Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas” (Atos 2.41). Aceitaram a mensagem do evangelho (a salvação em Jesus Cristo), foram batizados e acrescidos à igreja. Um cristão é acrescido, inserido à uma igreja.


A igreja é chamada no Novo Testamento, também, por substantivos coletivos: corpo de Cristo, rebanho de Jesus, família de Deus. Portanto, igreja é uma coletividade. Denominamos os participantes de “membros da igreja”, em decorrência da ideia de que o cristão forma o “corpo de Cristo”. Sendo assim, ser membro da igreja é estar ligado ao corpo local de Cristo, que é uma igreja. Um membro não subsiste fora do corpo. Os membros têm uma inter-relação com outros membros. Biblicamente falando, não existe um membro da igreja de Cristo fora da igreja.


Como membro do corpo de Cristo, cada cristão tem uma função que está diretamente ligada às habilidades espirituais dadas pelo Espírito Santo. O objetivo destas habilidades é que cada membro ajude o outro e, juntos, possam fazer novos discípulos de Jesus. Isso não é uma ação solitária, mas coletiva. Podemos dizer que evangelização não é uma ação individual, mas uma atividade em conjunto dos membros do corpo de Cristo, pois culmina na inserção do novo discípulo neste corpo, que é a igreja.


Temos, assim, a percepção da importância do membro em participar dos cultos da sua igreja, do corpo local onde foi inserido. Esta participação envolve se reunir como assembleia, mas, também, cumprir sua função utilizando as habilidades dadas pelo Espírito Santo para que possa edificar o corpo e, consequentemente, ser edificado. “Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem. Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando” (Hebreus 10:24-25).

185 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page