VOLUNTÁRIOS 2020

FORMADO

Para Quê?

Conheça sua FORMA e descubra o quanto você pode abençoar pessoas com a sua vida.

“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mateus 28:18-20)

“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Respondeu Jesus: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”. “Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo”. (Mateus 22:36-39)

“Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama?” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama?” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas.” (João 21:17)

Recebemos do Senhor o grande mandamento: fazer discípulos, e o comissionamento para amar e cuidar. Por ele, para cumprir o que ele ordenou, recebemos os dons.

“Assim, Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com o propósito de aperfeiçoar os santos para a obra do ministério, para que o Corpo de Cristo seja edificado,  até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da estatura da plenitude de Cristo.” (Ef. 4.11- 13) 

Amoroso e gracioso, Deus capacita cada pessoa a cumprir essa missão, concedendo dons, que são distribuídos a cada um de acordo com a vontade dele, através do seu Espírito Santo – (1 Cor. 12.11). Esses dons são a habilitação que o Senhor nos dá para o cumprimento dessa missão. Quando juntos: adoramos, aprendemos e ensinamos, comungamos... Quando espalhados: damos testemunho através do nosso estilo de vida, partilhamos verbalmente as boas novas do evangelho, e ajudamos as pessoas a obedecerem aos ensinos de Jesus. “Deus age por meio de nós” (Efésios 4.6). Aonde vamos, ali está Jesus em nós, para que, por meio de nós, possa realizar a sua obra. Somos o corpo de Cristo, não apenas no figurativo, mas literalmente, agindo hoje. 

Sabemos que muitos têm dificuldades para identificar que dom recebeu, bem como para saber em qual serviço deve se empenhar para servir a Deus servindo às pessoas. O material que segue foi selecionado com o objetivo de te ajudar a descobrir as tarefas especiais de Deus para sua vida. Só você pode fazer o que Deus tem para você fazer.

Este material tem como fonte o livro “Formado com um propósito”, de Erik Rees. Nesta obra, o autor desenvolve seu trabalho a partir do acróstico FORMA. Este conceito FORMA foi criado e apresentado por Rick Warren em seu livro Uma vida com propósitos para ajudar as pessoas a se lembrarem de cinco fatores que Deus usa para nos preparar e equipar para o nosso propósito de vida. As cinco ferramentas são: Formação espiritual, Opções do coração, Recursos pessoais, Modo de ser e Área de experiência.

Na página 28, Rees cita Warren:

"A mordomia sábia da sua vida começa pela compreensão da sua FORMA. Você é singular."

 

A FORMA, do verbo FORMAR, tem sua base em Jeremias 18.1-6:

 

Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: "Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem". Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. Mas o vaso de barro que ele estava formando se estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Então o Senhor dirigiu-me a palavra: "Ó comunidade de Israel, será que não posso eu agir com vocês como fez o oleiro? ", pergunta o Senhor. "Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel.

E, ainda, Isaías 64.8

Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos.

 

Esta compreensão de Deus como oleiro e nós como barro nos ajuda a colocarmo-nos sem resistências para que Deus nos forme segundo a sua boa vontade.

Propor-se a conhecer a formação que temos recebido nos ajuda a esclarecer onde e como podemos servir com os dons que Deus nos tem concedido, bem como com as habilidades e experiências adquiridas. Assim, apresentamos a você um pouco da proposta de Erik Rees em FORMADO COM UM PROPÓSITO: Busca e realização do seu propósito exclusivo para a vida.

 

Você é uma Obra Prima

 

“Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável (...) Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado (...) Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.” (Salmo 139.14-16)

Deus o projetou de maneira que não houvesse réplica em todo o mundo. Deus o criou como uma obra-prima exclusiva porque ele tem um propósito específico para você – uma “contribuição” específica e única que só você pode dar para ao corpo de Cristo em sua geração, através da FORMA exclusiva que você tem. Esta contribuição é o serviço singular para o qual Deus o criou. É a missão específica que Deus lhe deu para realizar por ele neste mundo.

O acróstico FORMA foi criado por R. Warren com base na compreensão bíblica de que fomos feitos, cada um, pra cumprir os propósitos de Deus. Propósitos estes explicitados em seu livro: Uma igreja com propósitos. São Paulo: Vida, 1997, e aponta cinco características específicas. O significado de FORMA é:

  • Formação espiritual: Conjunto de habilidades especiais concedidas por Deus para que você compartilhe o amor dele e sirva às pessoas. Diz respeito aos dons concedidos por Deus através do seu Espírito Santo.

  • Opções do coração: Paixões especiais que Deus lhe deu para que você possa glorificá-lo no mundo.

  • Recursos pessoais: Conjunto de talentos que Deus lhe deu ao nascer e que ele quer que você use para causar impacto em nome dele.

  • Modo de ser: A maneira especial pela qual Deus o equipou para conduzir a vida e cumprir o seu exclusivo propósito do Reino.

  • Áreas de experiência: Áreas do seu passado, tanto positivas como dolorosas, que Deus pretende usar de forma extraordinária.

 

A compreensão da sua FORMA nos remete ao que Deus falou a Jeremias quando este via o trabalho de um oleiro com o barro: “Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos” (Jr 18.1-6). Como declara o profeta Isaías: “Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro: Tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos” (Is 64.8).

A compreensão desse maravilhoso conceito deve produzir em nós o desejo de aceitar com humildade e gratidão o propósito do Reino para o qual Deus nos criou, e sermos maleáveis permitindo que ele aja. Se sua vida ainda não parece uma obra-prima de Deus, lembre-se, a boa arte leva tempo para ficar pronta. A Palavra de Deus promete que “aquele que começou a boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Jesus Cristo” (Fp 1.6b)

LOGO MIN BRA.png
Logo1 NOME.png

IGREJA BATISTA BOAS NOVAS

Av. Fernando Correa da Costa, 3155

Boa Esperança, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

tel. (65) 3628 2130

email: ibbn@ibbn.com.br

© 2019 IGREJA BATISTA BOAS NOVAS - Min. Comunicação