top of page
Buscar
  • Foto do escritorIbbn

VAMOS ATÉ BELEM PARA VER O QUE ACONTECEU

Mensagem Semanal 19/12/2022 – Pr. Carlos Henrique Ribeiro

Estamos na última semana do advento que culminará no dia do Natal, 25 de dezembro. É tido como certo que Jesus não nasceu no mês de dezembro. Mas em Roma, entre os séculos II e IV a.C., nesta data, os pagãos faziam uma celebração ao deus Sol. Os cristãos, não aceitando participar desta celebração pagã e argumentando que o sol da vida deles era Jesus, passaram a celebrar o seu nascimento neste período, originando, assim, o 25 de dezembro como o Natal, dia de celebrar o nascimento de Jesus.

No Natal tem-se o costume de dar presentes às pessoas. A origem disso pode ter sido inspirada nos magos que vieram ver a Jesus e lhe deram presentes. No século IV, o Bispo Nicolau tinha o costume de dar presentes às crianças pobres de sua cidade e o fazia de modo secreto, sem que eles soubessem. Com o passar dos anos, a indústria e o comércio aproveitaram para produzir e vender suas produções, dando à data um foco maior no comércio. Na minha ótica, eles cumprem muito bem seu papel, a indústria de produzir e o comércio de vender. O problema é que as igrejas falham em não manter as pessoas focadas no verdadeiro sentido do Natal que é o de celebrar o nascimento de Jesus, ou seja, a encarnação de Deus Filho.

Na noite do primeiro Natal, os anjos anunciaram aos pastores o nascimento de Jesus. O evangelista Lucas, descreve o que aconteceu após o anúncio. Ele narra assim:

“Quando os anjos voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: — Vamos até Belém para ver o que aconteceu; vamos ver aquilo que o Senhor nos contou. Eles foram depressa, e encontraram Maria e José, e viram o menino deitado na manjedoura. Então contaram o que os anjos tinham dito a respeito dele. Todos os que ouviram o que os pastores disseram ficaram muito admirados” (Lucas 2:15-18 – NTLH).

Fazendo uma analogia com a fala dos pastores, conclamo você a aproveitar este tempo de celebrações natalinas e ir até Belém para ver o que aconteceu, para ver o que o Senhor fez. Faça uma vigem lendo a Bíblia e os registros ali contidos sobre o nascimento do nosso Salvador. E, como os pastores que visitaram a Jesus, você possa voltar desta viagem literária e espiritual cantando hinos de louvor a Deus pelo que aprendeu (Lucas 2.20 – NTLH).

17 visualizações
bottom of page