Buscar
  • Ibbn

“NÃO SE VOLTARAM PARA DEUS”

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 27/02/2021

No livro bíblico de Amós há um texto que me chamou muito a atenção. Deus, através da voz do profeta, tem uma fala em que constata a dureza do coração do seu povo. Eles viviam uma rotina de vida em que as injustiças sociais eram gritantes, pois causavam opressão aos pobres, maltratavam os necessitados e viviam em bebedeiras. No aspecto religioso, ofereciam sacrifícios a Deus e entregavam os dízimos, fazendo questão de contar isso para todo mundo, mas Deus não aceitava suas ofertas. O povo vivia um período de prosperidade e luxo, mas, também, de ganância, opressão, suborno, exploração, desprezo pela justiça e falsa religião.


Deus, através do profeta Amós, diz que enviou vários sinais de desagrado, tais como secas que destruíram as plantações e, consequentemente, veio a fome, mas eles não se voltaram para Deus. Enviou ventos quentes, pragas, ferrugem e gafanhotos, mas eles não se voltaram para Deus. Enviou guerras, em que os jovens morriam e cidades eram destruídas, mas eles não se voltaram para Deus. O texto diz que “... Os que sobreviveram pareciam gravetos chamuscados, tirados do fogo. Nem assim vocês voltaram para mim”, diz o Senhor” (Amós 4:11). Deus fez de tudo para conscientizá-los da vida de pecados em que viviam, mas nada conseguia mudar suas atitudes. Então, Deus diz: “Portanto, farei tudo isso com você, ó Israel! Prepare-se para encontrar seu Deus!” (Amós 4:12).


Deus havia sinalizado de várias maneiras, mas o povo não queria aceitar. Então, dá um ultimato, sem dizer o que vai fazer, mas que estarão face a face com Ele. Em outras palavras, Deus estava dizendo: enviei vários sinais a vocês, mas não quiseram ver, então, preparem-se para se encontrar pessoalmente comigo.

Que todos nós possamos estar preparados para que o nosso encontro com Deus seja satisfatório, sejamos achados justificados e possamos ouvir: “servo bom e fiel”.