Buscar
  • Ibbn

NÃO HÁ LUGAR PARA JESUS

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 24/12/2020

Compartilho com vocês mais um dos textos bíblicos sobre a natividade. É a narrativa do nascimento de Jesus feita pelo evangelista Lucas. Diz assim:

“Naqueles dias, o imperador Augusto decretou um recenseamento em todo o império romano. (Esse foi o primeiro recenseamento realizado quando Quirino era governador da Síria.) Todos voltaram à cidade de origem para se registrar. Por ser descendente do rei Davi, José viajou da cidade de Nazaré da Galileia para Belém, na Judeia, terra natal de Davi, levando consigo Maria, sua noiva, que estava grávida. E, estando eles ali, chegou a hora de nascer o bebê. Ela deu à luz seu primeiro filho, um menino. Envolveu-o em faixas de pano e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lucas 2:1-7 - NVT)

O imperador Augusto foi o primeiro imperador romano e deu início ao Império Romano que substituiu a república. Ele fez o decreto para o recenseamento, que podia ser para o serviço militar ou para a cobrança de impostos. Os judeus, no entanto, estavam dispensados do serviço militar romano. O recenseamento era feito por famílias e na cidade de origem. José era descendente da família de Davi, da cidade de Belém. Ele viajou certa de 135 km com Maria, que estava grávida. Belém estava cheia de visitantes das famílias que se originavam dali. As casas estavam lotadas, assim como as hospedarias. Lucas diz que “não havia lugar para eles na hospedaria” e, portanto, tiveram que ir, provavelmente, para o abrigo dos animais, pois Lucas menciona que Jesus foi colocado em uma manjedoura, lugar em se punha a ração para os animais. Vemos, assim, que o Deus encarnado não nasceu em um palácio e nem em um berço de ouro, mas na simplicidade de uma estábulo e tendo como berço uma manjedoura.


Não havia lugar para Jesus nascer em uma hospedaria ou em um quarto de uma casa. Esta informação me faz refletir sobre as festas de Natal, nos dias de hoje, em que o aniversariante Jesus não é convidado e nem se quer lembrado. Meu desejo é que você possa celebrar o Natal com sua família e não se esquecer do aniversariante, Jesus.