Buscar
  • Ibbn

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Atualizado: 8 de Set de 2020

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 07/09/2020

Hoje, 7 de setembro, o Brasil comemora o dia em que seus os governantes no ano de 1822 declararam o desejo político de sua independência de Portugal, pois estavam cientes do elevado custo que era para o país a condição de colônia. Foi um grito em que declarava que o Brasil lutaria para ter sua soberania: “Independência ou Morte!” Portanto, dali para frente as ações políticas deveriam levar a isto. O Brasil teve que pagar uma fortuna para Portugal como compensação, mas valeria a pena. São passados 198 anos e a luta pela independência é diária diante pressões econômicas em que vivemos. É preciso estar ciente dos perigos que nos ceram em um mundo globalizado e interdependente, para mantermos nossa liberdade política, econômica, social e religiosa.

Jesus um dia disse: “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (João 8:32). Os líderes judeus logo o contestaram, dizendo que nunca tinham sido escravos de ninguém, embora tenham sido escravos no Egito, na Babilônia e naqueles tempos estavam sob o domínio do Império Romano. Portanto, demonstravam que não “conheciam a verdade”. Embora fosse esta a realidade deles, Jesus estava falando do domínio do pecado na vida das pessoas. Que elas só poderão ser libertas do pecado se tiveram consciência da condição em que se encontram e que ele poderia libertá-los.

A observação de Jesus é, também, para nós, hoje. Há algum pecado dominando você? Ou seja, algo que domina sua vida e que é contra os princípios de Deus? Algo que faz mal a si mesmo e ao próximo? Se há peça ajuda a Jesus para você conseguir se libertar dele.