Buscar
  • Ibbn

IGREJA É COLETIVIDADE

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 24/04/2021

A adoração coletiva é uma marca do povo de Deus, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Quando foi organizada a adoração a Deus no deserto, construiu-se uma tenda, o Tabernáculo, conhecido, também, como a Tenda da Reunião, pois ali o povo se reunia para resolver suas questões administrativas, bem como para juntos adorarem a Deus. Nestas reuniões, o povo conhecia um pouco mais sobre Deus, portanto glorificavam-no, mas também eram confrontados com seus pecados.


No Novo Testamento, vemos a ênfase na igreja local, com foco em suas reuniões onde estudavam as Escrituras, oravam, celebravam a Ceia, adoravam a Deus e tomavam suas decisões enquanto comunidade. Tanto no Antigo como no Novo Testamento, estas reuniões ou assembleias levavam ao crescimento espiritual coletivo. Somos chamados à comunhão individual com Deus, mas que vai refletir na adoração coletiva, entre outras coisas.


O apóstolo Paulo refere-se à igreja como família de Deus:

“Portanto, vocês já não são estranhos e forasteiros, mas concidadãos do povo santo e membros da família de Deus” (Efésios 2:19).

Do mesmo modo, fala da igreja como sendo Corpo de Cristo:

“Pois bem, vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte desse corpo” (1Coríntios 12:27).
“Porque, assim como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes, assim t