Buscar
  • Ibbn

EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 29/04/2021

O apóstolo Paulo, entre as muitas orientações e recomendações que faz ao seu discípulo Timóteo, e que, de uma forma geral são para nós também, tem uma que me chama a atenção por mostrar que a fé cristã se constrói numa relação intencional e intensa entre a pessoa e Deus. Veja a recomendação que ele faz:

“Rejeite, porém, as fábulas profanas e tolas e exercite-se na piedade. O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura” (1 Timóteo 4:7-8 - NVI)

A Bíblia Viva, traduz assim este texto:

“Não desperdice o tempo discutindo ideias tolas nem mitos e lendas absurdas. Gaste seu tempo e sua energia na prática de conservar-se espiritualmente apto. O exercício físico é bom, porém o exercício espiritual é muito mais proveitoso. Portanto, exercite-se espiritualmente porque isso o ajudará, não só agora, nesta vida, mas também na vida futura” (1 Timóteo 4:7-8 – NBV - P).

O desenvolvimento e a saúde espiritual, segundo Paulo, são como o exercício físico que é importante para a saúde do corpo e que precisa ser feito repetida e constantemente. Paulo enfatiza a importância do exercício espiritual, que envolve nosso relacionamento com Deus. Este relacionamento requer de nós, estes exercícios espirituais: um tem tempo para oração, em que falamos com Deus; um tempo para ler e estudar a Bíblia, que é a Palavra de Deus em Ele fala conosco, e é quando aprendemos que Ele nos deu as virtudes espirituais que devemos buscar e os dons espirituais que precisamos praticar. Estes são alguns dos exercícios espirituais que dependem de nossa vontade e disposição para praticar. Então, como recomenda o apostolo Paulo: “exercite-se espiritualmente porque isso o ajudará, não só agora, nesta vida, mas também na vida futura”.