Buscar
  • Ibbn

E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ”

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 21/04/2021

Hoje o Brasil homenageia seu herói, José Joaquim da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes. Ele fazia parte de um grupo de cidadãos que percebeu que as riquezas das Minas Gerais, sua região, estavam sendo enviadas para Portugal e, ainda mais, que altos impostos eram cobrados da população, como uma forma de subtrair suas riquezas. Conscientes deste domínio sobre as nossas riquezas, um grupo tomou a iniciativa de reverter a situação, mas foi denunciado por um deles e Tiradentes foi executado no dia 21 de abril de 1792. Hoje completa 229 anos.


Como conhecedores dos ensinos de Jesus, vêm sempre a nossa mente estas palavras dele: “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (João 8:32). Jesus se refere à condição de escravidão espiritual do ser humano que só consegue alcançar a liberdade quando toma consciência de que é pecador. Só que na questão espiritual, a iniciativa de nos fazer conhecer a verdade é sempre de Deus. O movimento da Inconfidência Mineira, que Tiradentes participou, foi incentivado por intelectuais franceses, mas, o espiritual é uma provocação ou iniciativa do próprio Deus, fazendo o homem ver a condição de pecador em que está.


Portanto, neste dia em que nos lembramos do mártir Tiradentes, que você sinta Deus, de uma forma ou de outra, fazendo-o reconhecer a condição de pecador e que precisa buscar a libertação espiritual que Jesus veio oferecer e, assim, alcançar a libertação do pecado, pecado este que tira de nós a maior riqueza que temos: a possibilidade de nos relacionarmos com Deus.