DOMÍNIO PRÓPRIO
- Ibbn
- 9 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 09/07/2020

'Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5:22-23).
A última virtude, e não menos importante, diria até mesmo primordial nos dias de hoje, é o domínio próprio, também chamada de temperança ou moderação. Aristóteles disse: “Considero mais corajoso aquele que domina os seus próprios desejos do que aquele que conquista os seus inimigos; pois a vitória mais difícil é a vitória sobre o próprio eu”.
Mas esta virtude é diferente de autodisciplina, pois envolve ter todo o ser sobre o controle do Espírito Santo. Não podemos esquecer que existem as forças do mal e do bem. Quando o Espírito Santo está nos dominando é a força do bem que está agindo em nós. No entanto, existem áreas de nossa vida que são difíceis de controlar, são nossos pontos fracos, por isso precisamos da ajuda divina.
O apóstolo Paulo fala das “obras da carne”, que são os desejos e ações que praticamos quando o Espírito Santo não está em nós ou quando não estamos dando liberdade para sua ação. Veja as obras que Paulo menciona, as quais são resultantes dos desejos da natureza decaída do homem: “Quando seguem os desejos da natureza humana, os resultados são extremamente claros: imoralidade sexual, impureza, sensualidade, idolatria, feitiçaria, hostilidade, discórdias, ciúmes, acessos de raiva, ambições egoístas, dissensões, divisões, inveja, bebedeiras, festanças desregradas e outros pecados semelhantes. Repito o que disse antes: quem pratica essas coisas não herdará o reino de Deus” (Gálatas 5:19-21 - NVT)
Quais dessas obras estão dominando sua vida? Além das mencionadas, em nossos dias, o medo e a insegurança estão dominando muitas pessoas. A solução é deixar o Espírito Santo agir em nossas vidas para desenvolver a virtude do domínio próprio.
Comentários