Buscar

DE ONDE VÊM AS GUERRAS?

A humanidade ainda não saiu do estado pandêmico provocado pelo coronavírus SARS-CoV-2 e está tentando se adaptar ao estado endêmico, ou seja, conviver com o novo coronavírus e, eis que surge outra emergência para a humanidade: a guerra geopolítica na Ucrânia. Uma guerra sempre traz morte, dor, empobrecimento da população, do país e, nesta específica, de muitos outros países, embora traga, também, o empoderamento dos senhores da guerra.


Um dos pilotos alemães mais premiados na 2ª Guerra Mundial, portanto um nazista, Erich Hartmann, disse: “A Guerra é um lugar onde jovens, que não se conhecem e não se odeiam, se matam, por decisões de velhos que se conhecem e se odeiam, mas não se matam”.


As origens das guerras podem ser apontadas de várias maneiras, dependendo do ângulo de quem tenta explicar. Na perspectiva bíblica, a resposta mais direta vem de Tiago, apresentada em sua carta geral, escrita para os cristãos. Ele diz assim:


“De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, mas não as têm;


matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres” (Tiago 4:1-3 - NVI).


Eugene Peterson traduz este texto, na Bíblia A Mensagem, assim: “As guerras acontecem porque vocês exigem: “é do meu jeito, ou nada feito”. E para terem o que querem lutam com unhas e dentes. Vocês desejam o que não têm e são capazes de matar para consegui-lo. Invejam o que é dos outros e chegam a apelar para a violência”.


Nesta visão bíblica, as guerras têm origem no coração do homem, genericamente falando. E isso afeta o que ele faz e lidera. Esta guerra não acontece apenas na geopolítica, mas também, nos lares, nos ambientes de trabalho e acadêmicos, nos governos municipais, estaduais e federais. Esta guerra se vê nos poderes da república: o legislativo, o executivo e o judiciário.


Portanto, como orientou o sábio que escreveu o livro de Provérbios: “Acima de todas as coisas, guarde seu coração, pois ele dirige o rumo de sua vida” (Provérbios 4:23). Cuide do que entra em seu coração e sua mente.


Nestes dias, orem pela paz na Ucrânia.



Pr. Carlos Henrique - 03/mar/2022

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Existe uma frase atribuída a Louis Pasteur, que diz assim: “Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima”. Nos dias atuais, quando todos têm acesso a todos os tipos de informação, algun

Um dia, um homem procurou a Jesus querendo saber o que deveria fazer para conseguir a vida eterna. Jesus o orientou a guardar os mandamentos da Lei, vender tudo o que tinha, dar o dinheiro aos pobres

Temos pela frente mais um ano de eleições e, ainda por cima, polarizadas. Classificar algo, seja o que for, em apenas dois grupos faz com que se perca a riqueza da diversidade. Deus valoriza a diversi