Buscar
  • Ibbn

CORAÇÃO CONTAMINADO

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 17/03/2021

Nestes tempos de pandemia é vital que máscaras sejam usadas, as mãos higienizadas com sabão ou álcool em gel e que se respeite o distanciamento social. Tudo isso para não sermos contaminados e não contaminarmos o próximo com o novo coronavírus e suas variantes. Pensando nisso, lembrei-me de um ensino de Jesus sobre contaminação. Os judeus tinham como ato cerimonial o lavar as mãos antes de comer. Quem não o fizesse se tornava espiritualmente impuro, pois esse ato tomou uma dimensão religiosa e não de higiene e saúde. Jesus não concordou com esse enfoque religioso. Então, trouxe esta lição:

'Então Jesus chamou o povo e disse: “Ouçam o que eu digo e procurem entender: Você não se torna impuro com o que entra na sua boca. Mas o que sai da sua boca, isto é que o torna impuro”. “Vocês não veem que qualquer coisa que se come passa pelo estômago e mais tarde é expelida? Porém as palavras que saem da boca vêm do coração, e contaminam o homem que fala essas palavras. Porque do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias. São estas coisas que contaminam o homem; mas não há contaminação espiritual em comer sem primeiro cumprir a cerimônia de lavar as mãos!” (Mateus 15:10-11,17-20 – NBV-P).

Hoje, sabemos que uma pessoa contaminada com o vírus pode contaminar outros pela emissão de gotículas de saliva que saem pela boca ao falar, tossir ou espirrar. Mas, como Jesus alertou, temos outra contaminação muito perigosa que sai, também, da boca de muitas pessoas e que está alojada em seus corações: o ódio, a violência, a mentira, a corrupção e tantas outras coisas mais. Este vírus e suas variantes têm trazido muitos danos para à sociedade, portanto, precisamos, também, nos proteger do que ouvimos, pois muitas falas que temos por aí contaminam a alma e, consequentemente, nossas atitudes.