top of page
Buscar
  • Foto do escritorIbbn

COMUNICADO AOS MEMBROS E FREQUENTADORES DA IBBN

Atualizado: 6 de set. de 2022

Cuiabá, 20 de agosto de 2020


Olá, membros e frequentadores da IBBN.


Embora estejamos com o templo fechado, a Igreja Batista Boas Novas continua viva e ativa. Nestes tempos de isolamento, realizamos cultos, EBD, salas de oração, salas de estudos bíblicos e reuniões administrativas através das plataformas digitais. Mas agora chegou a hora de nos prepararmos para retornar aos cultos presenciais. Estamos trabalhando para adequar o nosso templo e a igreja para isso. O Decreto da Prefeitura Municipal de Cuiabá Nº 7887, de 20/04/20, que dispõe sobre a retomada gradativa das atividades religiosas no âmbito do município de Cuiabá, coloca várias medidas a serem obedecidas para a realização delas. Algumas igrejas retornaram imediatamente, mesmo Cuiabá estando, na época, com a classificação de risco muito alta (vermelho). A IBBN optou em não retornar para não pôr em risco a vida dos membros e frequentadores. No entanto, o último relatório indica que Cuiabá está classificada como risco moderado (amarelo). Isso significa que a contaminação continua acontecendo, mas não em forma crescente e, por isso, as autoridades praticamente liberaram o retorno da maioria das atividades econômicas.


Diante deste novo cenário, estamos planejando o retorno dos cultos presenciais de forma gradativa. Realizamos uma rápida pesquisa com os membros e frequentadores no dia 18 de agosto e obtivemos o retorno de 211 pessoas. Para a pergunta "você faz parte do grupo de risco da Covid-19?", 71,1% responderam que não e 28,9% responderam que sim. Para a pergunta "pretende participar do culto presencial aos domingos às 10h?", 58,2% responderam que sim e 41,8% responderam não. Por fim, para a pergunta "pretende participar dos cultos presenciais de oração às quartas-feiras, às 19h30min?", 68,1% responderam que não e 31,9% responderam sim. Nosso objetivo com a pesquisa era saber se teríamos um número significativo de pessoas que justificasse fazer os investimentos e mudanças necessárias para o retorno.


Diante disso, o Conselho de Administração da IBBN, em sua reunião virtual realizada no dia 18/08, considerou que a posição de Cuiabá em risco moderado significa que a contaminação continua acontecendo, embora não crescendo. Considerou a necessidade de serem feitos vários investimentos para cumprir as exigências do Decreto Municipal nº 7887, de 20/04/20. Considerou que precisamos de um período para adaptar os cultos a esta nova rotina. Considerou que, durante esta semana, a cidade teve, praticamente, a completa abertura do comércio e demais atividades, e que dentro de quinze dias será informado se o nível de risco regredirá, manterá ou aumentará.


Diante dessas considerações, o Conselho deliberou que:


  1. As equipes que atuam nos cultos devem iniciar os preparativos para o retorno dos cultos presenciais;

  2. A administração deve providenciar os investimentos necessários para a segurança sanitária, como por exemplo, compra de álcool 70° e álcool em gel para disponibilizar aos participantes e higienização dos espaços; aquisição de tapetes sanitizantes para as portas de entradas; protetor facial para o pessoal da recepção; termômetro sensor infravermelho; contratação da empresa para gravação dos cultos; treinamento das equipes; formalização do Termo de Compromisso entre a igreja e a Prefeitura de Municipal de Cuiabá, etc.

  3. Que o Conselho voltará a reunir-se no dia 15 de setembro para avaliar o nível do risco em que se encontrará Cuiabá e outros fatores. Caso o cenário seja negativo, poderá postergar o retorno, mas em caso positivo, voltaremos a ter os cultos presenciais a partir do terceiro domingo de setembro, ou seja, em 20/09. Não deverão vir os que fazem parte do grupo de risco e crianças até 12 anos não completos, pois não teremos atividades no IBBN Kids.

  4. Caso retornemos, teremos apenas um culto dominical, no horário das 10 horas às 11h15min, que será gravado e disponibilizado no mesmo domingo, às 18 horas, em nosso canal do YouTube “ibbncuiaba”, para aqueles que não puderem estar presente. Seguindo os parâmetros do Decreto Municipal nº 7887, de 20/04/20, todos deverão usar máscaras e poderemos receber cerca de 100 pessoas para o culto, conforme a capacidade do templo. Para isso, será disponibilizada a inscrição para a participação no site www.ibbn.com.br

  5. Caso as condições permitam o retorno dos cultos dominicais, teremos, também, o culto de oração presencial, que será realizado às quartas-feiras, no horário das 19h30min às 20h30min.

  6. Ainda, caso seja aprovado o retorno dos cultos presenciais, as demais atividades, como EBD, Adolescentes, Embaixadores do Rei, Mensageiras do Rei e IBBN Kids continuarão sendo realizadas através das mídias sociais da igreja.


Na certeza de que o Senhor está no controle de tudo e certos de contarmos com a compreensão e apoio dos membros da igreja,


Pr. Carlos Henrique Ribeiro

Presidente da IBBN

27 visualizações
bottom of page