top of page

ARREPENDIMENTO E PERDÃO

  • Foto do escritor: Ibbn
    Ibbn
  • 31 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de ago. de 2020

Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 31/07/2020

Nestes dias de intensos relacionamentos familiares e de provável tensão em ambientes de trabalho, é recomendável desenvolver atitudes que proporcionem um clima mais agradável entre as pessoas. Para isso, precisamos partir do princípio de que todos erram e que devemos praticar o arrependimento e perdão. Para ajudar, Jesus deixou este roteiro. Ouça o que ele diz:

'Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe. Se pecar contra você sete vezes num dia e cada vez vier e disser: “Me arrependo”, então perdoe” (Lucas 17:3-4).

O roteiro de Jesus para superar um erro ou ofensa de alguém é este: repreensão, arrependimento e perdão. Aqui, precisamos nos colocar nos dois lados da relação: como ofensor e como ofendido. O primeiro passo, se acontecer de alguém nos ofender, é dizer para ela que errou, ou se eu ofender alguém, devo ser alertado sobre isso. Mas veja o que a Bíblia ensina sobre como repreender alguém: “Ao servo do Senhor não convém brigar, mas sim ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade” (2 Timóteo 2:24-25).


O segundo passo é o arrependimento que leva ao terceiro passo, o perdão. Veja que o perdão está condicionado ao arrependimento. O próprio perdão de Deus é condicionado ao arrependimento, conforme Jesus ensinou: “... Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão”.(Lucas 13:5).


Mas o grande dilema é alguém aceitar que errou, por isso o salmista orou assim: “Quem pode ver os seus próprios erros? Purifica-me, Senhor, das faltas que cometo sem perceber” (Salmos 19:12). Sendo assim, que tenhamos sabedoria ao repreendermos alguém, humildade e maturidade para aceitarmos ser repreendidos; aceitarmos que erramos e praticarmos o arrependimento. Fazendo isso, os ambientes em que vivemos serão bem melhores.

Posts recentes

Ver tudo
UM POVO QUE SERVE EM AMOR

Nesta segunda edição do Jornal Boas Novas, convido a comunidade a ler e ficar por dentro de tudo o que aconteceu no mês de junho/2024 na...

 
 
 
IBBN – Uma igreja dinâmica

A Igreja Batista Boas Novas tem o prazer de apresentar a primeira edição do Jornal Boas Novas, criado com o objetivo de dar visibilidade às

 
 

Comments


bottom of page