A COVID-19 DEIXA A FAMÍLIA ENFERMA
- Ibbn
- 23 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Por Pr. Carlos Henrique - Mensagens Diárias de 23/09/2020

Alguém já disse que “enfermidade” é o que o paciente sente quando vai ao médico e “doença” é o que o paciente tem ao voltar para casa do consultório médico. “Doença, então, é algo que um órgão tem; enfermidade é algo que um homem tem”. Sendo assim, acho que posso dizer que a doença chamada COVID-19 está deixando a família enferma. A COVID-19, que afeta o corpo, tem afetado, também, a família que precisa se isolar dos contatos presenciais e, consequentemente, afeta as dimensões emocionais, relacionais, econômicas e financeiras.
O grande desafio é não permitir que a doença deixe a família enferma. Para isso, é necessário que os indivíduos que a compõe estejam emocionalmente bem e em condições de enfrentar os desafios que a doença traz. Para ajudar, Deus, em sua onisciência e sabedoria, capacitou homens e mulheres para cuidarem do corpo, como os médicos e muitos outros profissionais, mas também capacitou os psiquiatras e os psicólogos, especialistas que devem ser consultados em caso de sofrimento emocional intenso no enfrentamento da COVID-19 ou em outras doenças. Entretanto, não se pode deixar de fora o lado espiritual. Jesus deixou-nos ensinamentos sobre esta área e compartilho com vocês duas orientações dele:
“Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo” (Mateus 10:28 - NTLH).
E a outra orientação é esta:
Disse Jesus: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Levem o meu jugo e deixem que eu lhes ensine; porque eu sou manso e humilde de coração, e vocês acharão descanso para suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu ensino é leve” (Mateus 11: 28-30 – NBV-P).
Комментарии